
Fernanda Feijó tem experiência na área de Sociologia, Sociologia da Educação, Sociologia no Ensino Médio, Educação Política. Graduou-se bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr – UNESP), concluiu Doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia, com projetos de pesquisa na área de Ensino de Sociologia no Ensino Médio pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atuando com estágio para Ciências Sociais e Filosofia pelo Centro de Educação (CEDU). Compõe o grupo de pesquisadores do Laboratório de Política e Governo da FCLAr – UNESP, pelo qual participou da elaboração e execução do Projeto Parlamento Jovem em Araraquara. Atualmente ocupa a 2º vice-presidência da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). É editora da Revista Café com Sociologia e dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS). Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).
Publicações sobre o ensino de Ciências Sociais
Trabalhos de conclusão de cursos
FEIJÓ, Fernanda. Ciências sociais e ensino médio: formação para a vida civil e cultura política democrática. Tese de doutoramento. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESPA, 2017.
FEIJÓ, Fernanda. A Sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando alguns perspectivas para o ensino das Ciências Sociais no Ensino Médio. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESPA, 2012.
FEIJÓ, Fernanda. Reflexões acerca do ensino das ciências sociais no ensino médio brasileiro. Trabalho de conclusão de curso de graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2009
Artigos e resenhas publicadas em periódicos acadêmicos
BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219-234, 14 abr. 2020.
FEIJÓ, Fernanda. A Sociologia Contemporânea como perspectiva para o ensino das Ciências Sociais no Ensino Médio. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 149-164, 2014.
FEIJÓ, Fernanda. Resenha: Sugestões didáticas de Ensino de Sociologia. Inter-Legere (UFRN), v. 1, p. 421-425, 2013.
FEIJÓ, Fernanda. Breve histórico do desenvolvimento do ensino de Sociologia no Brasil.. Percursos (Florianópolis. Online), v. 13, p. 133-153, 2012.
FEIJÓ, Fernanda. Modernidade e Sociologia no ensino médio: reflexões acerca da construção de metodologias e conteúdos.. Cadernos de Campo (UNESP), v. 14/15, p. 11-24, 2011.
Livros publicados/organizados ou edições
FEIJÓ, Fernanda. A Sociologia Contemporânea na Sala de Aula: (RE)pensando algumas perspectivas para o ensino de Ciências Sociais. 1. ed. Alemanha: NEA – Novas Edições Acadêmicas, 2015. 125p .
Capítulos de livros publicados
.FEIJÓ, Fernanda; ERAS, L. W. . Por uma transposição didática das teorias das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política): teorizações sobre as práticas de ensino em Ciências Sociais. In: Danyelle Nilin Gonçalves. (Org.). Sociologia e Juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências.. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. , p. 87-99.