Livro | “O ensino de Sociologia no Brasil, v.1”

Livro | “O ensino de Sociologia no Brasil, v.1”

A editora Café com Sociologia está reeditando da obra “O ensino de Sociologia no Brasil, v.1”. O livro é organizado por Cristiano Bodart, um dos professores coordenadores do ConsCiências-Sociais.

Referência:

BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wanderson Luan dos Santos. (Orgs.) O ensino de Sociologia no Brasil, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. pp.224.

 

 

SUMÁRIO

 

7          Apresentação

Cristiano das Neves Bodart e Wenderson Luan dos Santos Lima

11         CAPÍTULO 1 

História e sentidos pedagógicos da Sociologia no Brasil

Marcelo Cigales, Felipe Franke e Matheus Dallmann

33        CAPÍTULO 2 

Quem leciona Sociologia após 10 anos de presença no Ensino Médio brasileiro?

Cristiano das Neves Bodart e Roniel Sampaio-Silva

59        CAPÍTULO 3 

Formação de professores de Sociologia do Ensino Médio: da universidade à sala de aula da Educação Básica

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira e Katiuscia C. Vargas Antunes

85        CAPÍTULO 4

Ciências Sociais no Ensino Médio: pensando a sociologia para uma formação democrática

Fernanda Feijó

113       CAPÍTULO 5

Algumas reflexões sobre o livro didático de Sociologia e sua importância para a transposição didática do saber escolar.

Maria Amélia de Lemos Florêncio

143       CAPÍTULO 6

(Des) caminhos da proposta curricular de Sociologia de Alagoas

Fabson Calixto da Silvae Vanessa do Rêgo Ferreira

177       CAPÍTULO 7

Os clássicos da Sociologia no contexto escolar: Marx, Durkheim e Weber e a definição de sociedade

Sidnei Ferreira de Vares e Fabiano Miranda do Nascimento Tizzo

215       CAPÍTULO 8

Reflexões sobre a importância das discussões sobre Direitos Humanos e diversidade de gênero na formação inicial e continuada de professores/as de Sociologia

Aline Oliveira Gomes da Silva, Aline Maria da Silva Almeida, Daiane Aparecida Alves Gomes e Lais Regina Kruczeveski

237       Sobre os autores

 

 

 

Conselho editorial e científico

Alexandre Barbosa Fraga,doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorando em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.

Amurabi Pereira de Oliveira,doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Antonio Alberto Brunetta,doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Beatriz Brandão dos Santos,doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora Substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cristiano das Neves Bodart,doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal de Alagoas.

Daniel Gustavo Mocelin,Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor dessa mesma universidade.

Danyelle Nilin Gonçalves, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professora dessa mesma universidade.

Ewerthon Clauber de Jesus Vieira, doutor em Sociologia e professor de Sociologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Géssika Cecília Carvalho da Silva,doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Instituto Federal de Alagoas.

Lígia Wilhelms Eras,doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e professora do Instituto Federal de Santa Catarina.

Lucas Marcelo Tomaz de Souza,doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

Marcelo da Silva Araújo,doutor em Antropologia Universidade Federal Fluminense e professor de Sociologia do Colégio Pedro II.

Radamés de Mesquita Rogério,doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professor Universidade Estadual do Piauí.

Tânia Elias Magno da Silva,doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da Universidade Federal de Sergipe.

Thiago Ingrassia Pereira,doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor Universidade Federal da Fronteira Sul 

Thiago Oliveira Lima Matiolli,doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu